O filme traz um panorama completo da geografia física do continente Sul-americano, mostrando as diferentes paisagens aqui existentes. Também faz uma abordagem significativa das relações sociais, econômicas e culturais de vários países da América do Sul. Está viagem talvez tenha sido o marco inicial que corroborou com o surgimento de um grande revolucionário socialista em nosso continente.
Temática: Geografia física, social e cultural da América do Sul.
Gênero: Drama
Duração: 128 minutos
País: Estados Unidos
Classificação etária: 12 anos
FICHA TÉCNICA
Direção: Walter Sales
Roteiro: José Rivera
Produção: Michael Nozik, Edgard Tenenbaum e Karen Tenkhoff
Fotografia: Eric Gautier
Edição: Daniel Rezende
ELENCO
Gael García Bernal – Che Guevara jovem
Rodrigo de la Serna – Alberto Granado
SINOPSE
Em 1952, ainda estudante de medicina, Ernesto Che Guevara parte, acompanhado de seu amigo Alberto Granado, para uma viagem pela América Latina. A viagem é realizada em uma moto, “La Poderosa”, que acaba quebrando após oito meses. Os dois amigos passam então a fazer a viagem através de caronas e caminhadas, conhecendo um continente desigual e injusto, mas de uma riqueza cultural impressionante.
CURIOSIDADES
O filme teve locações na Argentina, no Chile e no Peru. Em algumas partes dos Andes, algumas cenas foram rodadas de forma documental, registrando passeio e conversas dos atores com a população dos vilarejos, o que chama a atenção para o fato de que apesar de se tratar de um filme de época (1952), essas cenas não destoam do todo, revelando a estagnação de algumas partes do continente.
Al Otro Lado del Rio, a canção-tema do filme, foi composta e gravada pelo uruguaio Jorge Drexler e foi a primeira música cantada em espanhol a ser indicada ao Oscar, prêmio que acabou vencendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: